Fazes parte dos 61% de empresas que ainda não estão online?

presença online

Não acreditas? Mas é verdade! O estudo de economia digital, conduzido pela IDC e pela ACEPI (Associação do Comércio Eletrónico e da Publicidade Interativa) revela que 61% das empresas ainda não têm presença online. Apenas 39% das organizações em Portugal têm uma presença online, em contraste com os 77% da União Europeia, onde as empresas já vendem os seus produtos e/ou serviços digitalmente.

Os resultados deste estudo alertam para um grande défice ao nível das competências digitais nas microempresas e nas PME’s! Atualmente, assistimos a uma evolução da presença online, impulsionada, em grande parte, pelo aparecimento das redes sociais. O mundo caminha para a quase exclusividade digital, senão total mesmo. Por isso, ficar a par destas mudanças é o primeiro passo para evitar a estagnação.

O setor que registou um maior número de compras online foi a moda, no entanto, até os produtos alimentares sofreram um crescimento significativo, e a previsão é que continue a aumentar.

Em 2017, com um aumento de 11% face a 2016, 4,6 milhões de euros foi o valor gasto pelos portugueses em compras online, com 3,5 milhões a usarem a Internet para fazerem compras.

Em 2020, com a pandemia do Covid-19, a pesquisa por compras online aumentou mais de 500%! O digital conseguiu impor a sua força e já alterou comportamentos de compra. Além disso, começa a abranger um público até mais velho que, até agora, não prestava grande atenção às empresas com uma presença online.

Provavelmente, a esta altura, se a tua empresa não tem presença digital, poderás estar a perder oportunidades. A verdade é que estar visível, é quase um requisito que deve estar incluído “no pacote” da empresa, pelo menos, o consumidor espera que isso aconteça.  As próximas gerações que vão dominar o mercado, incluindo os Millennial, já dão total preferência ao online. Estás a ter em conta a faixa etária mais jovem? Eles podem estar à tua procura e não te estão a conseguir encontrar online!

Em suma, é necessário tomar medidas para mudar estas estatísticas! Os 61% das empresas que ainda não têm presença online estão a perder grandes oportunidades de crescimento. E tu? De que estás à espera para dar um passo em frente, rumo ao futuro?

Ainda não tem uma presença online imponente? Nós podemos ajudar. Sabe mais aqui!

 

 

 

Artigos em tendência

E-commerce

Porque é que a tua empresa deve ter um e-commerce

Descobre as vantagens de criares um e-commerce.
presença online

Fazes parte dos 61% de empresas que ainda não estão online?

Conhece alguns dados sobre a presença digital das empresas em Portugal.
Análise Swot

Análise SWOT: O Ex-Líbris da Estratégia

Conhece a importância da análise SWOT na definição de uma estratégia de marketing.
LEAD

O que é uma Lead?

Descobre porque é que as leads são tão importantes no teu negócio.
E-commerce

E-commerce: 6 razões para começares a investir

Conhece os principais motivos pelos quais deves criar um e-commerce.
Clubhouse

Clubhouse: a rede social onde só entras com convite

O Clubhouse é a nova tendência das redes sociais. Mas será que veio para ficar?
Shape
Shape