Clubhouse: a rede social onde só entras com convite

Clubhouse

Se ainda não ouviste falar do Clubhouse é porque estás desatento. Dia após dia esta nova rede social está a conquistar terreno e os utilizadores já se converteram. Mas não te sintas mal. Vamos explicar-te tudo o que precisas de saber, para ficares a par desta nova tendência.

Em primeiro lugar, a fim de que compreendas melhor esta plataforma, fecha os olhos e faz este exercício: imagina uma realidade alternativa onde caminhas num edifício silencioso, com várias salas à tua disposição. Podes escolher entrar em qualquer uma, que te chame mais a atenção. Abres a porta e, lá dentro, encontras pessoas, de todo o mundo, a discutir vários assuntos. Podes sentar-te a ouvir, ou até pedir para participar e sair quando te apetecer. Sê bem-vindo, chegaste ao Clubhouse! Nesta aplicação vais poder participar em salas de conversação para debater os mais variados temas. Há gostos para tudo! Desde grupos que discutem teorias da conspiração, a pessoas que adoram animais, ou temas da atualidade, como os desafios da era digital, ciência, tecnologia, cultura e educação. Estas conversações acontecem sempre em áudio, ao vivo, sem possibilidade de gravação. É uma das regras. Quem as contrariar será banido permanentemente da plataforma.

Contudo, o que torna esta aplicação tão aliciante é o facto de só se poder entrar com um convite. Sim, é uma espécie de condição VIP que te é imposta. Sem convite, não consegues mesmo participar, ou então terás que aguardar em lista de espera.  A solução é pedires a um amigo, que já tenha a app, para te permitir o acesso. Sabe ainda que, se pertenceres ao grupo de pessoas que utiliza sistema operativo Android, é provável que não consigas descarregar a app. Uma vez que, por agora, a aplicação só está disponível para iOS. Não desesperes! Os criadores da plataforma já anunciaram que estão a desenvolver uma nova versão para Android.

Por outro lado, há grandes vantagens em aderir ao Clubhouse. Várias figuras públicas têm passado pela rede social: Oprah, Kevin Hart, Jack Dorsey (CEO do Twitter) e Mark Zuckerberg, são alguns deles.

Mas foi com a participação de Elon Musk (CEO da Tesla), numa conversa na aplicação no início de fevereiro, que a popularidade da mesma disparou. Musk falou de temas como a exploração a Marte, bitcoins e a vacina para a covid-19, num debate super ativo. Esta pode ser a tua oportunidade para entrares no mesmo espaço, ainda que virtual, do teu ídolo!

Em Portugal, a rede social também tem crescido a olhos vistos. Há relatos e antevisões de jogos de futebol, como no último clássico entre o FC Porto e o Sporting CP que juntou várias figuras públicas entre jornalistas, apresentadores e cantores.

 Clubhouse: uma app que está de passagem, ou que veio para ficar?

Como seria de prever, a concorrência já está a caminho. O Twitter, por exemplo, lançou, em dezembro, o Twitter Spaces, uma funcionalidade que permite aos utilizadores participarem em debates, apenas por áudio. Nos próximos meses, é provável que, tal como esta, outras alternativas possam surgir.

Não obstante, uma das grandes preocupações, relativamente ao futuro da rede social, assenta na proliferação de discursos racistas ou de ódio, que se tornam difíceis de controlar, neste género de meios. Por esse motivo, os criadores da rede social já anunciaram que estão a criar diretrizes para que os moderadores consigam bloquear, ou denunciar salas que violem estes termos.

Apesar disso, o Clubhouse demonstra ser uma ótima solução para aproximar as pessoas durante esta crise pandémica, na qual passamos mais tempo em casa. E como socializar ao vivo se torna praticamente impossível, estas alternativas vêm estimular a vontade das pessoas interagirem e sentirem que ainda não perderam a voz.

E tu, ficaste curioso? Vais juntar-te, ou ficar só a ver?

Artigos em tendência

E-commerce

Porque é que a tua empresa deve ter um e-commerce

Descobre as vantagens de criares um e-commerce.
presença online

Fazes parte dos 61% de empresas que ainda não estão online?

Conhece alguns dados sobre a presença digital das empresas em Portugal.
Análise Swot

Análise SWOT: O Ex-Líbris da Estratégia

Conhece a importância da análise SWOT na definição de uma estratégia de marketing.
LEAD

O que é uma Lead?

Descobre porque é que as leads são tão importantes no teu negócio.
E-commerce

E-commerce: 6 razões para começares a investir

Conhece os principais motivos pelos quais deves criar um e-commerce.
Clubhouse

Clubhouse: a rede social onde só entras com convite

O Clubhouse é a nova tendência das redes sociais. Mas será que veio para ficar?
Shape
Shape