
A realização de uma análise SWOT é um passo fundamental antes de iniciar qualquer tipo de estratégia numa empresa. A sigla tem origem nos termos em inglês Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats que traduzidos significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.
Mas porque é que é tão importante? Mais à frente, vais desvendar o motivo. Primeiro, vamos contextualizar a origem da análise SWOT.
A técnica surgiu de uma pesquisa da Universidade de Stanford liderada por Albert Humphrey, entre as décadas de 1960 e 1970, através da análise ao modo de trabalho das empresas que integravam o índice “Fortune 500” da revista Fortune.
Philip Kotler, conhecido por muitos como o “pai do Marketing”, definiu desta forma a Análise SWOT, na década de 90, e que é utilizada até os dias de hoje:
«A Análise SWOT é a avaliação global das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de um negócio.»
Construir uma análise SWOT vai ajudar-te a organizar visualmente as informações da empresa, ao nível interno e externo. Estudar as características internas da organização e o ambiente externo (do mercado onde a empresa se insere) é primordial na tomada de decisão de qualquer gestor.
A análise SWOT é, portanto, uma ferramenta que permite saber como é que a tua empresa está a atuar, perante os concorrentes. Desta forma, ao traçar uma matriz SWOT, a tomada de decisão vai conter um menor risco, porque terá em conta todos os fatores (internos e externos). Contudo, a análise SWOT deve ser revista e alterada com alguma regularidade, isto porque o ambiente está em constante mudança. Neste sentido, de forma a ser útil, na definição de estratégias de marketing, a SWOT deve estar atualizada, de acordo com os objetivos da empresa.
Antes de mais, deves começar por fazer o levantamento de todos os dados necessários. Que dados são estes? Conforme o que foi mencionado anteriormente, a recolha de informação deverá ter conta o ambiente interno (forças e fraquezas) e externo (oportunidades e ameaças) da organização. Por isso, dados como os resultados de vendas, o investimento em recursos, a vantagem competitiva, falhas e aspetos a melhorar, devem constar nesta lista de informações. Para compreenderes melhor a criação da matriz SWOT vamos utilizar o exemplo de uma marca de vinhos:
Exemplos de Forças:
– Produtos exclusivos e marca própria com características únicas
– Valorização da natureza e das pessoas, como fornecedores e colaboradores
– Foco na qualidade do processo da vinha
Exemplos de Fraquezas:
– Fraca ou quase inexistente comunicação digital
– Recente no mercado, ainda pouco conhecida
– Produção reduzida e limitada
– Escassez de recursos humanos
Exemplos de Oportunidades:
– Expansão na área da distribuição
– Os portugueses são os maiores consumidores de vinho no mundo
– Crescimento do turismo na zona de atuação
– Novas tecnologias existentes (como mecanismos de controlo da vinha e apanha da uva) permitem uma produção de vinho mais eficiente
Exemplos de Ameaças:
– Forte concorrência no mercado em que está inserido
– Nova taxa para os produtores de vinho
– Alterações climáticas que prejudicam a produção
Idealmente, este exercício não deve ser feito apenas por uma pessoa da empresa, porque os resultados podem ser tendenciosos – principalmente se esta pessoa for o responsável da mesma. A equipa ou a agência de marketing digital, pelo seu know-how, poderá liderar esta análise, mas tem necessariamente de ser um trabalho em conjunto com outros membros da equipa, no qual cada participante irá acrescentar conhecimento.
Por fim, depois de terminada a análise SWOT, vais conseguir definir estratégias mais direcionadas e devidamente filtradas, de acordo com as tuas metas!
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