O que é uma Lead?

LEAD

Atualmente, o mercado cada vez mais competitivo exige atenção detalhada às mudanças de comportamento do consumidor e ao que é a sua perceção de compra. Por esse motivo, as pequenas e médias empresas procuram soluções para conquistar e reter novos clientes. É neste último ponto que se encaixa o papel de uma lead.  Se clicaste neste artigo é porque tens curiosidade em compreender melhor e aprender mais sobre este tema. Ótimo! Vamos explicar-te tudo o que precisas de saber sobre o que é uma lead, para que serve e o motivo pelo qual são tão importantes numa estratégia de marketing digital.

Definir lead

Em primeiro lugar, uma lead é uma oportunidade de negócio, ou seja, trata-se de um potencial cliente que demonstrou interesse no teu produto ou serviço. Através do teu website, a pessoa deparou-se com um formulário ou inscrição e submeteu alguns dados, geralmente o e-mail, para ser contactado futuramente. Isto é uma lead! É um contacto que o cliente deixa à tua empresa, uma espécie de mensagem subentendida, que revela que este está interessado, pretende saber mais e quer estabelecer ligação. Não queres perder um potencial cliente, pois não? Para tal, certifica-te que o teu website dispõe desta funcionalidade.

 

Porque é que as leads são tão importantes?

Em segundo lugar, as leads são uma das melhores formas de rentabilizar o tráfego para o teu website. Assim que convertes uma lead, consegues promover um produto/serviço via e-mail, ou pode sempre dar seguimento a esse contacto, fazendo uma chamada telefónica. Aqui entra o Inbound Marketing, que se foca em atrair o cliente através de bons conteúdos, como artigos, portfólio, ou ofertas como e-books. Ao oferecer estas opções de navegação no seu website, consegue captar informações de contacto de uma pessoa, saber exatamente o que esta procura e o que deseja. Posto isto, quando adquire uma lead, este é um potencial cliente que a tua empresa pode guiar e compreender o teu comportamento, até o transformar num cliente retido.

Não obstante, uma vez que, antes de tomar qualquer decisão, o consumidor atual elabora muita pesquisa, certifica-te de que usufruis das ferramentas necessárias para o atrair e atender. Por sua vez, ao elaborares uma estratégia de geração de leads, a tua empresa terá certamente muito mais oportunidades de captar e, posteriormente, gerar negócio.

Convencido? Vê alguns exemplos de como a implementação de LEADS numa estratégia de marketing digital ajudou estas empresas a atingir o sucesso.

Percebe ainda como podes qualificar as tuas leads!

Artigos em tendência

E-commerce

Porque é que a tua empresa deve ter um e-commerce

Descobre as vantagens de criares um e-commerce.
presença online

Fazes parte dos 61% de empresas que ainda não estão online?

Conhece alguns dados sobre a presença digital das empresas em Portugal.
Análise Swot

Análise SWOT: O Ex-Líbris da Estratégia

Conhece a importância da análise SWOT na definição de uma estratégia de marketing.
LEAD

O que é uma Lead?

Descobre porque é que as leads são tão importantes no teu negócio.
E-commerce

E-commerce: 6 razões para começares a investir

Conhece os principais motivos pelos quais deves criar um e-commerce.
Clubhouse

Clubhouse: a rede social onde só entras com convite

O Clubhouse é a nova tendência das redes sociais. Mas será que veio para ficar?
Shape
Shape