Porque é que a tua empresa deve ter um e-commerce

E-commerce

O e-commerce, ou comércio eletrónico está hoje mais destacado que nunca, é um fenómeno em ascensão que a pandemia da Covid-19 veio impulsionar, ainda mais. Por isso, tal como tu, é normal que várias empresas estejam a equacionar ter um negócio online.

A nível global, em 2018, o comércio eletrónico cresceu 4,5%, correspondendo a um crescimento total da receita de 20,7%.  No caso de Portugal, o país ocupa o 30º lugar a nível mundial no mercado– sendo que em 2018 registou-se um aumento do uso do comércio eletrónico de 17%, face a 2017, e em 2019 o volume de vendas de e-commerce foi de 5 mil milhões de euros. Em 2020, com o aparecimento da Covid-19, a pesquisa por compras online aumentou mais de 500%. Já em 2025, prevê-se que cerca de 59% de utilizadores comprem online no nosso país.  Importa salientar que a experiência mobile, associada às compras online, é um fator de extrema importância, uma vez que as previsões apontam para que 72% das compras online, em 2021, sejam feitas através do telemóvel. Neste sentido, insere-se também a experiência de compra do consumidor, que cada vez é mais exigente e procura mais acessibilidade, facilidade e possibilidades à disposição, no momento de efetuar uma aquisição. Uma má experiência de compra leva a que 62% das pessoas deixem de comprar à marca em questão, e um dos fatores apontados, por vezes, é o facto de não existir presença online.

Deste modo, sabes que qualquer negócio, dos mais variados setores, pode criar a sua presença on-line. Tal irá gerar uma maior visibilidade, conquista de novos clientes e possibilidade de aumentar vendas! Para além disso, ao contrário de uma loja física, que abrange um certo público, de uma determinada área, no on-line não existem fronteiras e o teu site pode ser visto por qualquer pessoa, em qualquer parte. Destacam-se ainda mais vantagens como:

  • Maior flexibilidade e praticidade para o consumidor
  • Destaque para mais informações sobre o produto ou serviço
  • Atendimento personalizado
  • Funcionamento 24h, 7 dias por semana a baixo custo
  • Permite o acompanhamento de resultados
  • Facilidade na criação de anúncios
  • Integração com outros canais (redes sociais e e-mail marketing)

 

Por outro lado, atualmente, a imensidade da oferta existente no mercado leva a que as pessoas efetuem mais pesquisa, antes de adquirir determinado produto, ou serviço. Por isso, para que o espaço que vais criar na internet, se destaque dos restantes concorrentes, terás de utilizar ferramentas que atinjam esse mesmo efeito: visibilidade, destaque, visitas, vendas, uma vez que os teus produtos serão apresentados em páginas, que funcionam como autênticas vitrines. Nessas páginas constam fotografias do(s) produto(s) à venda, respetivas informações e características. Esses artigos ficam à disposição do cliente que pode, então, adicioná-los ao carrinho de compra, ou seguir direto para o pagamento.

Assim sendo, a construção de uma loja online tem sempre em conta o teu público-alvo, ou as personas criadas. A criação de personas vai permitir que conheças, em mais detalhe, as características, dores e desejos dos teus clientes, desde o momento em que efetuam a pesquisa e encontram a página, até ao momento da verdade, no qual efetuam uma compra, ou ação. Para além disso, criar personas permite que, posteriormente, acompanhes o comportamento de compra da pessoa que visita a tua loja online.

Resumindo, ao criares um e-commerce vais conseguir aumentar vendas, alcançar mais pessoas e aumentar a tua carteira de clientes.

Percebes agora porque é que um e-commerce te pode ajudar a crescer e a atingir resultados?  De que estás à espera?

Se ficaste curioso com o tema, podes sempre consultar mais artigos disponíveis. Descobre como podes aumentar o teu tráfego orgânico para o teu e-commerce.

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