Compras online – O “novo normal” do consumo

compras online

 

A covid-19 veio alterar os comportamentos de compra do consumidor. Se, por um lado, alguns negócios temeram fechar as portas, outros cresceram de forma exponencial, exemplo disso são os setores de decoração e mobiliário, o setor alimentar, eletrónico e também o comércio ligado ao equipamento desportivo. Desta forma, as pessoas foram forçadas a adaptar uma nova rotina e gestão de tempo, que consistiu, maioritariamente na passagem para o teletrabalho e na transformação de espaços da casa em locais de treino. Consequentemente, a forma como os consumidores adquirem produtos também se alterou. Agora qualquer pessoa pode passear num centro comercial (virtual), sem sair do sofá. A par destas mudanças, o facto de passarem mais tempo em casa criou nas pessoas uma necessidade de recompensa, isto é, a vontade de adquirir bens não essenciais para se mimarem, distraírem ou simplesmente como forma de escape da realidade.

Em Portugal, segundo o SIC Notícias, a pesquisa por compras online cresceu mais de 500% devido à pandemia do Covid-19, um retrato que transpõe o verdadeiro “boom” de crescimento do e-commerce, no nosso país e no mundo, em geral. Mas será que esta tendência veio para ficar?

Vários estudos sugerem que sim, tornou-se um hábito comprar online. Relatórios divulgados pelo Euromonitor, revelam que em 2020 o e-commerce acelerou a forma como os players do mercado chegam até ao consumidor através do formato digital. Facto é que, de dia para dia, mais negócios migram para a venda online. Com o novo coronavírus, as pessoas passam mais 62% do seu tempo na internet a pesquisar compras. Não obstante, o talão médio destas compras online também aumentou 6%: passando de 37,5€ para 39,7€. Ou seja, além de se estar a comprar mais pela internet, também se está a comprar mais caro! Estamos a viver a grande e rápida ascensão do digital! Ainda tens dúvidas em criar um e-commerce? Descobre mais sobre porque é que teu negócio deve vender online.

Contudo, importa salientar que o comércio eletrónico é uma indústria em constante mudança e todos os anos surgem novas tendências que podem ajudar a tua empresa a crescer e a superar concorrentes – 2021 não será diferente!

Vejamos algumas das principais tendências de comércio eletrónico a serem observadas nos próximos tempos, em Portugal, segundo o CTT e-commerce Report 2019:

  • Envolvimento cada vez maior dos compradores online.
  • Alargamento do número de produtos, categorias de produtos e aumento dos gastos por compra, por parte dos consumidores.
  • Aumento da utilização do telemóvel na realização de compras.
  • Maior uso de PayPal e de cartões virtuais.
  • Crescimento do número de encomendas recebidas no local de trabalho ou no domicílio.
  • Aumento do número de compras nacionais.
  • Ambição cada vez maior para a abertura de lojas online com vendas internacionais com destaque para os mercados da Europa e África.
  • Aplicações mobile e Marketplaces têm a maior previsão de aumento nos próximos dois anos.

Por outro lado, evidentemente, com o crescimento de espaços de venda online, surgem também os desafios para as empresas sobressaírem. Tal e qual como acontece numa loja física, cujo comerciante procura decorar a vitrine de forma original e atrativa, também as “montras digitais” devem destacar-se das restantes concorrentes. Desse modo, o espaço que vais criar na Internet, terá de utilizar ferramentas que atinjam esse mesmo efeito: visibilidade, destaque, visitas, vendas.

Em suma, as compras online assumiram proporções gigantes e mudaram por completo o panorama de efetuar compras. O mundo deu um passo em frente e a tua empresa não pode ficar para trás!

Se gostaste deste tema, podes aceder também ao nosso artigo sobre E-commerce: 6 razões para começares a investir.

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